A cada dia fico mais chocada com o resultado desastroso de um relacionamento abusivo. Fiquei muito pensativa sobre o caso da mineira, Melissa Gentz, de 22 anos, que foi brutalmente agredida pelo namorado, nos Estados Unidos, na cidade de Tampa (no estado da Flórida), no últmo dia 25 de setembro de 2018.
O agressor, Erick Bretz, de 25 anos, foi preso pelo Departamento de Polícia de Tampa, indiciado por violência doméstica por estrangulamento e intimidação de vítima ou testemunha.
Os relacionamentos podem e devem sempre ser reavaliados, claro. E o relacionamento abusivo é outra história – e que precisa ser contada. No início de um romance, muitas vezes, é difícil entender onde se está pisando.
Mas, é de se convir que, se houver uso de álcool e drogas pelo parceiro, é muito grande a chance de acontecer um abuso físico ou psicológico.
Nem sempre, no entanto, é fácil identificar um relacionamento assim (tanto no caso das mulheres quanto dos homens, que muitas vezes também sofrem abusos, mas não aceitam pedir ajuda). Por medo, vergonha ou tantos outros motivos, algumas pessoas demoram a se dar conta de que algo está muito fora do normal. São pequenos detalhes, às vezes, que mostram que a relação se tornou um problema.
São eles:
1.Ciúmes e possessividade
2. Controle
3. Superioridade
4. Manipulação
5. Mudança de humor
6. Chantagem
7. Punição
8. Não reconhece que tem algum problema de descontrole
9. Desrespeito
Só no primeiro semestre de 2018, o Ligue 180 recebeu quase 73 mil queixas, como comprovou um balanço do Ministério dos Direitos Humanos (MDH) divulgado em agosto deste ano. Entre tais agressões, estão crimes como violência doméstica, psicológica, patrimonial e até mesmo cárcere privado.
Em 2016, quase 5 mil mulheres foram assassinadas no Brasil – o que representa que a cada 100 mil brasileiras, 4,5 são vítimas de feminicídios, de acordo com dados da Mapa da Violência.
Por isso, ligue 180! Fiquem atentas a esses sinais, e coragem para sair desse ciclo vicioso!
Bjs
@crisarcuri
#crisarcuri