O Carnaval é a maior festa popular do mundo. O Brasil inteiro se jogou na festa, usou muito glitter, beijou muito, e se por ventura você esqueceu de usar a camisinha, escrevi 7 dúvidas, com base nos dados do site do Ministério da Saúde. Ficou encanado ou encanada de ter ficado exposto ao HIV? Seguem perguntas básica para uma quarta-feira de cinzas.
1. Já ouviu falar sobre PEP (Profilaxia Pós-Exposição ao HIV)?
R. A PEP é uma medida de prevenção à infecção pelo HIV, através de uma medicação.
2. Em quanto tempo eu posso tomar essa medicação?
R. Em até 72 horas após qualquer situação em que exista risco de contato com o HIV, tais como: violência sexual; relação sexual desprotegida (sem o uso de camisinha ou com rompimento da camisinha); acidente ocupacional (com instrumentos perfurocortantes ou contato direto com material biológico).
3. Como funciona a PEP?
R. A PEP utiliza medicamentos antirretrovirais que agem evitando a sobrevivência e a multiplicação do HIV no organismo e, por isso, deve ser iniciada o mais rápido possível, preferencialmente nas 2 (duas) primeiras horas após a exposição ao vírus e no máximo em até 72 horas.
4. Quanto tempo duro o tratamento?
R. O tratamento dura 28 dias e a pessoa deve ser acompanhada pela equipe de saúde por 90 dias.
5. A PEP é uma medida preventiva?
Sim. É uma medida preventiva de emergência e, por isso, não serve como substituta à camisinha.
6. Terei alguma reação se tomar a PEP?
Como todo medicamento, os antirretrovirais utilizados na PEP também podem causar efeitos indesejados. Os mais comuns são dor de cabeça, enjoos e diarreia. Mesmo que você desenvolva algum desses sintomas, não interrompa o uso dos medicamentos. Procure imediatamente o serviço de saúde que o atendeu para buscar orientações quanto a esses efeitos.
7. Onde encontrar a PEP?
R. A PEP é oferecida gratuitamente pelo SUS.
Ajudei?
Foto: Josefa Coimbra
Make: Carlos Cicero
Cabelo: Junior Noronha
Assessórios: Tune Store
Look: Mito
Locação : Salão Ricardois