Vira e meche quando o grupo de mulheres se reúne e estamos falando sobre sexo oral, vem a tona um assunto: depilação íntima, tanto nas mulheres quantos nos homens.
As perguntas são sempre as mesmas: E ai você faz depilação sempre? Que tipo? Você estimula o boy a fazer depilação?
E ai eu começo esse post te questionando que remover os pelos das partes genitais, tanto de mulheres quanto de homens é sinônimo de higiene ou de mais prazer sexual?
Nenhum e nem outro.
No Brasil, é muito comum a remoção quase que total dos pelos da região íntima feminina, sendo preservado apenas um fino filete de pelos na região frontal ou mesmo a retirada total dos pelos, tanto que a técnica até ganhou fama internacional, sendo chamado de ” brazilian wax” (em português, depilação brasileira). Entretanto, algumas mulheres vão contra essa moda e preferem um estilo de depilação mais naturalista, isto é, com uma depilação menos “cavada” ou até mesmo removendo o mínimo de pelos possível.
Os pelos em excesso normalmente são relacionados à maior chance de infecção e a presença de odores desagradáveis na região, mas será que é realmente isso que acontece? Depilar completamente é realmente mais higiênico? Não necessariamente. A higiene está relacionada em primeiro lugar à limpeza da área, e não com a quantidade de pelos.
Dessa forma, uma área íntima depilada, mas cuja mulher não faz a limpeza adequada, não será mais higiênica do que uma região bem cuidada e sem depilação – ou com uma depilação mais discreta, que não é total.
Independente da escolha da mulher, é importante tomar os cuidados necessários com a higiene, como uso de sabonetes neutros ou íntimos.
E a depilação intima dos homens?
Muitos homens não se importam com seus pelos, outros, entretanto, detestam. Tem cara que acha que excesso de pelo é sinônimo de masculinidade e outros que por terem total confiança da sua não se importam em se depilar.
A verdade é que, em pleno ano de 2017, muitos homens estão optando pela depilação para agradar eles mesmos, e não para agradar as mulheres que não curtem um cara peludo. Uma aparada, por exemplos, nos pelos pubianos é sempre bem vinda, não importa se você é do tipo que cultiva os pelos ou prefere arrancá-los.
Um estudo publicado por especialistas da Universidade George College & State University, dos Estados Unidos, entrevistou 1.110 estudantes há dois anos e concluiu que a prática é comum entre homens e mulheres: 95% dos pesquisados disseram ter depilado o púbis no mês anterior.
Além disso, cerca de 80% relataram ter sentido coceira depois do procedimento.
Para quem quiser continuar depilando os pelos pubianos, há alguns cuidados básicos.
O primeiro deles é fazer isso depois de tomar um banho, quando os folículos estão mais suavizados.
Para quem vai raspar, as dicas essenciais são nunca compartilhar lâminas, usar sempre sabão ou gel sem perfume e raspar na direção do pelo, nunca contra, justamente para evitar a abrasão da pele.
Vale lembrar que, os pelos pubianos ajudam na proteção contra a transmissão de bactérias e vírus.
Portanto, é muito importante falar com o médico se notar o aparecimento de algum problema na pele ou se tiver alguma dúvida, porque caso a sua pele tiver fissuras, cortes minúsculos, após a raspagem, pode ser uma porta de entrada para doenças como HPV , herpes e infecções bacterianas.
Mas nada de pânico. Apenas cuide-se!