Sororidade é a união e aliança entre mulheres, baseado na empatia e companheirismo, em busca de alcançar objetivos em comum.
O conceito da sororidade está fortemente presente no feminismo, sendo definido como um aspecto de dimensão ética, política e prática deste movimento de igualdade entre os gêneros.
Do ponto de vista do feminismo, a sororidade consiste no não julgamento prévio entre as próprias mulheres que, na maioria das vezes, ajudam a fortalecer estereótipos preconceituosos criados por uma sociedade machista e patriarcal.
Falando sobre assédio x paquera, eu acredito que a cultura machista de ‘mulher ter que se dar o respeito’ pode ter influenciado na dificuldade dos homens em entender um ‘não’.
Quando eu era mais nova, lá pelo meus 17/18 anos, aprendi que, mesmo que eu quisesse ficar com o cara, eu tinha que me fazer de difícil para ele me valorizar. Acho que isso condicionou os caras a não entenderem que não é não.
Quando eu conheci meu marido, há exatos 10 anos e meio, fui bemmm direta, e deu super certo…rsrs O que eu quero dizer é que se eu falo não é porque não quero. Não tô fazendo doce. Essa é uma consciência que todos tem que ter. Homens e mulheres. Não é não. E não precisa dizer não querendo dizer sim. Sacaram? E o papel da sororidade é justamente unir cada vez mais as mulheres por um propósito muito maior: elas serem o que quiserem ser, independente do que estejam vestindo!
Em caso de assédio, liguem no 180.
Fotos: Josefa Coimbra
Make: Carlos Cicero
Cabelo: Junior Noronha
Adereços e brincos: Tune Store
Locação: Barbearia Ricardois Beauty