Há momentos em que as emoções pesam muito e acabamos nos sentindo sobrecarregados, cercados por uma realidade que não podemos enfrentar.
Ninguém chega neste mundo com um manual sob o braço e um chip instalado no coração, capazes de nos dizer o que fazer e como agir em cada momento.
São 12 anos de muito aprendizado e vou te disponibilizar agora 3 dicas para te ajudar a melhorar o seu relacionamento.
1. Amar não é só querer, é compreender: significa compreender as próprias emoções e as dos outros, o saber identificar no outro suas necessidades e realidades. Por isso, tente identificar suas próprias emoções (alegria, raiva, desilusão, medo, ansiedade), para você ser capaz de reconhecer as emoções do seu parceiro ou parceira.
2. Ser o espelho do outro – é preciso permitir que o outro pense de forma diferente, que tenha suas próprias necessidades e que amadureça a nível profissional e pessoal dentro do próprio relacionamento. Cada pessoa deve ser o espelho do outro: “Eu te compreendo e te respeito”, “Sei o que você sente e sei do que você precisa”. Não é preciso moldar o outro de acordo com a nossa vontade, é preciso ir encaixando as coisas entre os dois para que a relação seja harmônica. Tente…rs
3. Comunicação e inteligência emocional – pra mim a mais difícil…rsrs.
Devemos escutar de forma ativa. É verdade que, algumas vezes, podemos ouvir coisas que não queremos escutar, mas o entendimento parte sempre desse ponto. Todos os conflitos e diferenças precisam de um bom diálogo, onde possam ser comunicadas ideias, emoções e sentimentos. Sempre é importante verbalizar esse complexo mundo interior em voz alta: “Sinto que…”, “Acho que…”, “Me sinto assim…”, “O que acontece é que…” Treine diariamente. Tenha fé e coragem!
Fez sentido para você?
Bjs
@crisarcuri
Foto da Diferente Agência de Imagens